Hérnia de Disco Cervical

 
Fonte: Dr. Alexandre Fogaça Cristante - CRM: 90.738 - Coordenador do Núcleo da Coluna
Publicado em 10/06/2021
Hérnia de Disco Cervical

A hérnia de disco ocorre quando o material contido no disco intervertebral (estrutura que se encontra entre as vértebras ajudando no amortecimento e estabilização da coluna) extravasa e comprime alguma raiz nervosa ou a medula espinhal. Ela pode ocorrer em vários níveis da coluna, como a região cervical.

Ocorre principalmente entre os 30-50 anos de idade e pode gerar vários tipos de sintomas em diferentes intensidades. Em razão da compressão neurológica (nervos e medula espinhal) é possível que acarrete dor irradiada para os membros superiores, fraqueza dos braços e das mãos e formigamentos além da dor cervical e interescapular. Em casos mais graves, leva também à alteração de equilíbrio e força nos membros inferiores.

Traumas, fatores hereditários, sobrecarga e movimentos repetitivos de flexão/torção da região cervical além do tabagismo e estilo de vida sedentário podem predispor ao aparecimento da hérnia de disco, entretanto, em muitos casos, ela pode ocorrer de forma espontânea como resultado do envelhecimento da coluna vertebral.

O diagnóstico geralmente é realizado pelo médico, que após suspeita da doença em razão da história clínica e do exame físico, solicita exames de imagem. Os exames que confirmam a presença da doença são a ressonância magnética e a tomografia computadorizada da coluna cervical.

Felizmente a maioria dos pacientes melhora com o tratamento conservador (fisioterapia, repouso e medicamentos). Casos mais graves e refratários ao tratamento clínico podem ser tratados com infiltração cervical ou até mesmo cirurgias.


Nosso Atendimento

O serviço de Especialidades Médicas Sírio-Libanês reúne equipes médicas e equipes multidisciplinares especializadas, trabalhando de forma integrada para oferecer o que há de melhor em diagnósticos e tratamentos, promoção de saúde, qualidade de vida e planos de cuidados centrados no paciente.

Horário de funcionamento:

De segunda à sexta-feira, das 8h às 20h 

Informações:
Telefone: +55 (11) 3394-5007 

Onde estamos:

Rua Dona Adma Jafet, 115 Núcleo de Medicina Avançada
Bloco E - 4º andar - Bela Vista - São Paulo