Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Pediatria
Fonte: Dra. Christina May Moran de Brito | Dra. Luciana Midori Inuzuka Nakaharada
Publicado em 03/12/2020

No dia 3 de dezembro é comemorado o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Essa data foi instituída pela Organização das Nações Unidas em 1992 com o objetivo de colocar luz sobre os direitos e as necessidades das pessoas com deficiência em todo mundo. 

Este é um momento para todos nós refletirmos: como podemos dar voz às pessoas que, por muitas vezes, ficam relegadas à sombra de seus responsáveis? Como ampliar o espaço no mercado de trabalho? Como entender suas vontades, desejos e necessidades individuais? 

Como sociedade, precisamos pensar em ações práticas que nos levem a uma maior inclusão e garantia dos direitos da pessoa com deficiência. E o melhor entendimento desta realidade é um dos pontos fundamentais a serem trabalhados para que tenhamos uma realidade mais justa e fraterna. Afinal, muitas barreiras ainda advêm do desconhecimento. 

De acordo com dados estatísticos da ONU, cerca de 15% da população mundial possui algum tipo de deficiência. É um grande contingente que necessita e merece a atenção e o comprometimento de toda a sociedade para que tenham a oportunidade de viver de forma mais plena possível, desenvolvendo seus potenciais. Essa é uma missão de todos nós, individualmente e coletivamente. 

Dra. Christina May Moran de Brito é fisiatra e coordenadora médica do Serviço de Reabilitação do Hospital Sírio-Libanês. 

Dra. Luciana Midori Inuzuka Nakaharada é neuropediatra e coordenadora do núcleo de Paralisia Cerebral Infantil do Hospital Sírio-Libanês.