Projeto Câncer de Mama

​​​Projeto Câncer de Mama

​Objetivo

Realizar cirurgias de câncer de mama, com reconstrução mamária e irradiação intraoperatória nos casos indicados, para pacientes encaminhados pelo Sistema Único de Saúde, contribuindo também p​ara a capacitação de profissionais de saúde no tratamento de Câncer de Mama. Abrangência local - ação realizada no triênio: 2012 a 2014.

Justificativa

O Câncer de Mama é uma doença de alta prevalência em nossa população mundial e brasileira. A necessidade de capacitação de profissionais e a disseminação de conhecimento, com transferência de habilidades, é um fator importante para que ocorram melhorias a nível nacional no lidar com essa doença. A segunda colocação mundial em frequência dos tipos de câncer e o crescimento em número de casos, que segundo estimativas no Brasil já ultrapassam os 50 mil casos/ano (INCA, 2014), nos colocam em consonância mundial em relação ao foco de melhoria no atendimento e capacitação de recursos humanos no trato dessa patologia. A prevenção primária dessa patologia ainda é um processo complexo e de difícil execução, porém a compreensão melhor do diagnóstico da doença e de um bom planejamento terapêutico, melhora expressivamente as taxas de cura.

Atentos a esse cenário, a Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês desenvolveu o Projeto de Câncer de Mama, promovendo duas prioridades: a promoção do acesso, integralidade, qualidade e cuidado em rede e o desenvolvimento dos profissionais e trabalhadores do SUS.

Abrangência

Projeto realizado de 2012 a 2014.
Abrangência local, município de São Paulo.

Impacto

Resultados alcançados no período:

AçãoQuantidade
Consultas médicas realizadas22.123
Cirurgias de mama realizadas965
Pessoas atendidas2.385
Profissionais capacitados57
Trabalhos científicos apresentados53

O projeto contribuiu para a queda do índice de mortalidade por câncer de mama no Município de São Paulo.