Ambulatório de Pediatria Social/Abrace

​​​​​Ambulatório de Pediatria Social/Abrace

Objetivo

Desenvolver ações multidisciplinares que propiciem o atendimento integral às crianças e famílias, favorecendo o desenvolvimento biopsicossocial destes indivíduos.

Justificativa

A parceria entre instituições públicas e privadas é cada vez mais relevante para o Sistema Único de Saúde (SUS). Esse Projeto busca manter a oferta de atendimentos para o SUS, na rede pública municipal, alinhado às linhas de cuidado estabelecidas, inicialmente com atendimentos em pediatria (atenção básica) e a partir de 2013 com atendimentos especializados em pediatria, atendimentos com equipe multiprofissional, contemplando também atendimentos em grupo e outras atividades de promoção à saúde.

Com iniciativas como essa é possível aplicar referenciais práticos de parcerias cada vez mais estruturadas, por meio da promoção de intercâmbio de gestão e melhores práticas de saúde, e da disponibilidade de acesso e realização de atendimentos completos, que promovam a atenção focada em linhas de cuidado, que minimizem a demanda reprimida nos sistemas de regulação e possibilitem a redução de esforços duplicados de oferta, além de potencializar o uso de recursos escassos.

Abrangência

Ação realizada de 2012 a 2014.
Abrangência local, município de São Paulo.

Impacto

Resultados alcançados no período:

AçãoQuantidade
Consultas médicas15.186
Consultas outros profissionais18.672
Atividades em grupo26.637
Visitas domiciliares363

Contribuiu também para a melhoria do atendimento no SUS por meio de ações multidisciplinares de mapeamento de risco, promoção e assistência integral a crianças e famílias, encaminhadas pelo SUS.