Linha do Tempo

​​​​​​​​​​​Formação da Sociedade Beneficente de Senhoras

​​​​​​​​​​​​1921

Formação da Sociedade Beneficente de Senhoras - Reunidas na casa de Adma Jafet, mulheres da comunidade sírio-libanesa têm a ideia de retribuir à cidade de São Paulo pela hospitalidade. Surge, então, o sonho de um hospital filantrópico.

1931

Construção do primeiro prédio (atual Bloco A) - Empresários, médicos e a Sociedade Beneficente de Senhoras chegam à conclusão de que o terreno deveria estar localizado em local alto, arejado e próximo ao centro de São Paulo. O bairro da Bela Vista é o escolhido e tem início a construção.

1937

Estruturação do hospital - Começam a chegar alguns equipamentos médicos e a serem feitas as primeiras reuniões dentro do prédio do Sírio-Libanês.

1943

Ocupação do prédio pela Escola Preparatória de Cadetes

Ocupação do prédio pela Escola Preparatória de Cadetes - A Segunda Guerra Mundial e o interesse do governo de São Paulo em ter uma escola militar levam à tomada do espaço pelo Estado. O sonho do hospital precisa ser temporariamente adiado.

1959

Recuperação do prédio - Depois de muita luta e pedidos para diversas autoridades, o governo cria outra escola de cadetes, em Campinas (SP), e devolve o espaço na Bela Vista para a Sociedade Beneficente de Senhoras.

1960

Reconstrução do Sírio-Libanês

Reconstrução do Sírio-Libanês - A escola de cadetes deixa o edifício em estado bastante precário, carecendo de uma grande reforma para voltar a ser um centro de saúde.

1961

Realização da primeira cirurgia - Apesar de as condições do espaço ainda não serem ideais, a experiência e o pioneirismo do dr. Daher Elias Cutait garantem o sucesso da primeira operação de gastrectomia realizada no local. Antes mesmo da inauguração oficial, alguns atendimentos médicos já são feitos no edifício.

1962

Instalação do Pronto Socorro Infantil e início da construção de um novo prédio - Aos poucos, o complexo hospitalar Sírio-Libanês ganha forma e se torna referência em excelência em saúde.

1965

Inauguração oficial

Inauguração oficial - Sob a direção do dr. Daher Cutait, tendo dona Violeta Jafet na presidência da Sociedade Beneficente de Senhoras, o Sírio-Libanês é aberto oficialmente em 15 de agosto.

1971

Instalação da primeira UTI do país - Além do pioneirismo na Unidade de Terapia Intensiva, no mesmo ano é inaugurado também o Serviço de Radioterapia, com o primeiro acelerador linear de fótons e elétrons da América Latina.

1978

Fundação do Centro de Estudos e Pesquisas do Hospital Sírio-Libanês (Cepe)

Fundação do Centro de Estudos e Pesquisas do Hospital Sírio-Libanês (Cepe) - Centro dá origem à concepção de uma nova área de ensino e pesquisa, com o propósito de incorporar, cada vez mais, a educação e a investigação científica à rotina da assistência hospitalar.

1980

Criação do Serviço de Voluntários do Sírio-Libanês - Focado no atendimento de pacientes, acompanhantes e familiares, o programa contribui com o trabalho de humanização do atendimento, parte dos princípios centrais da Sociedade Beneficente de Senhoras.

1981

Promoção de campanha para construção de um novo bloco - Veiculação de anúncios nos veículos de comunicação de massa desperta a solidariedade de muitas pessoas da comunidade. Tem início mais um grande passo no projeto – permanente – de expansão da instituição.

1992

Inauguração de mais um prédio (atual Bloco C) - Com 40 mil m² e 20 andares, o espaço é dividido em área de internação e serviços auxiliares, dispondo ainda de um Centro de Diagn​ósticos, heliponto e restaurantes, entre outras instalações. Ali funciona, também, a nova Unidade de Pediatria.

1993

Conquista do título de Hospital Escola - Concedido pelos Ministérios da Educação e Cultura, certificado representa um marco na área de ensino do Sírio-Libanês. No mesmo ano, tem início o Programa de Residência Médica.

1995

Fundação da Unidade de Transplante de Órgãos e Tecidos

Fundação da Unidade de Transplante de Órgãos e Tecidos - O centro médico especializado passa a realizar cirurgias de rins, fígado, medula, córnea e coração.

1997

Definição de parcerias internacionais de cooperação científica - Passam a vigorar acordos com a Harvard Medical International e com o Memorial Sloan Kettering Cancer Center, ambos dos EUA.

1998

Criação do Centro de Oncologia - Espaço tem o propósito de oferecer aos pacientes um tratamento multidisciplinar contra o câncer. Em 2002, o centro ganharia novas instalações, ainda mais amplas.

1999

Constituição do primeiro programa de telemedicina do Brasil - Projeto passa a servir aos programas de Educação Continuada e de Segunda Opinião.

2000

Realização da primeira telecirurgia guiada por robô do Hemisfério Sul

Realização da primeira telecirurgia guiada por robô do Hemisfério Sul - Paciente do Sírio-Libanês é operado em um procedimento conjunto realizado com um cirurgião de Baltimore (EUA).

2002

Criação de parceria com a prefeitura de São Paulo - Sírio-Libanês assume a responsabilidade do prestar apoio às Unidades Básicas de Saúde do distrito Sé.

2003

Implantação de exames com o PET/CT (Tomografia por Emissão de Pósitrons) - Sírio-Libanês se torna o primeiro hospital da América Latina a realizar esse tipo de procedimento.

Inauguração do prédio do Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) - Instituição substitui o antigo Cepe com a missão de ampliar os trabalhos de educação e investigação científica.

2004

Lançamento do Programa de Medicina Preventiva - Implantação das unidades de Check-up, Prevenção do câncer e do Núcleo de Mastologia.

2005

Certificação do IEP pelo Ministério da Educação - Entidade torna-se apta a ministrar cursos de pós-graduação stricto sensu e lato sensu na área da saúde.

Instalação do primeiro tomógrafo 64C - Equipamento inédito no Brasil é usado para diagnósticos cardíacos.

Lançamento do Centro de Reabilitação.​

2007

Certificação pela Joint Commission International

Certificação pela Joint Commission International - A JCI é considerada o órgão mais importante do mundo de controle de qualidade hospitalar.

2008

Inovação na cirurgia robótica

Criação do Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês - Reconhecido como organização social pelo município e pelo Estado de São Paulo, trabalha na gestão de serviços públicos de saúde.

Inovação na cirurgia robótica - Realizada a primeira cirurgia com o robô Da Vinci S.

Concepção de nova parceria com o Ministério da Saúde - Acordo prevê a implementação de 19 projetos de filantropia com apoio do Sírio-Libanês.

2009

Criação do novo logotipo do Sírio-Libanês

Ampliação do Pronto Atendimento - Nova planta torna os exames mais ágeis e eleva a capacidade de assistência.

Criação do novo logotipo do Sírio-Libanês - Design moderno busca sintetizar os valores da instituição.

2010

Inauguração de prédio do Sírio-Libanês no Itaim Bibi

Inauguração de prédio do Sírio-Libanês no Itaim Bibi - Primeira unidade localizada fora do bairro da Bela Cintra, em São Paulo.

Abertura do Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário - Tecnologia traz esperança de cura para pacientes com diferentes tipos de doenças hematológicas.

2011

Inauguração de duas novas unidades

Inauguração de duas novas unidades - Centro de Oncologia de Brasília foi concebido para atuar de forma integrada com os melhores serviços e profissionais médicos da capital federal. Já a Unidade Jardins, em São Paulo, traz um conceito inovador de cuidados com a saúde da mulher. Também tem início o projeto de expansão da Unidade Bela Vista.

2012

Apresentação da Unidade Avançada de Insuficiência Cardíaca (UAIC)

Apresentação da Unidade Avançada de Insuficiência Cardíaca (UAIC) - Nova área integra a estrutura do Centro de Cardiologia e utiliza o que há de mais atual em terapias, suporte circulatório e transplantes cardíacos. Pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) também são beneficiados pela iniciativa.​​

2013

Inauguração do Serviço de Radioterapia em Brasília - Unidade passa a oferecer uma assistência ainda mais completa ao paciente oncológico.

2014

Abertura dos primeiros leitos do Projeto Expansão - Os primeiros 31 apartamentos da nova torre do complexo hospitalar da Bela Vista são dedicados à Unidade Coronária. Quando o edifício estiver totalmente concluído, em 2016, a capacidade de atendimento dobrará, chegando a 710 leitos.

2015

Novas Torres e Certificações - O Sírio-Libanês é o primeiro centro médico privado do Brasil a conquistar a certificação de qualidade da CARF Internacional.

Em 23 de abril, o hospital inaugurou​ oficialmente as novas torres da Unidade Bela Vista.

2016

Unidade Brasília III - O Sírio-Libanês inaugura sua terceira Unidade na capital federal. Centro de Diagnósticos em Brasília.

2017

Experiência Sírio-Libanês - O interesse crescente da instituição pelo aprimoramento da experiência do paciente e familiares e, consequentemente de colaboradores e médicos, desagua na criação e lançamento de uma marca interna especialmente voltada ao tema.

2018

Novo Hospital em Brasília - O Sírio-Libanês investe na ampliação de seus serviços na capital federal e lança um marco a Pedra Fundamental em Brasília, que comemora o início das obras de seu novo hospital.

​​​​​​​

 

 

Dr. Rodrigo Munhoz apresenta aula na ASCO 2019https://hospitalsiriolibanes.org.br/imprensa/noticias/Paginas/Colaborações-Internacionais-e-Desafios-Regionais-em-Sarcoma-asco-2019.aspxDr. Rodrigo Munhoz apresenta aula na ASCO 20192019-06-05T03:00:00Z
Sírio-Libanês apresenta trabalho sobre câncer de mama na ASCO 2019https://hospitalsiriolibanes.org.br/imprensa/noticias/Paginas/asco-2019-tratamento-do-câncer-de-mama-inicial.aspxSírio-Libanês apresenta trabalho sobre câncer de mama na ASCO 20192019-06-05T03:00:00Z
Oncologistas do Sírio-Libanês apresentam estudo na ASCO 2019https://hospitalsiriolibanes.org.br/imprensa/noticias/Paginas/oncologistas-sirio-libanes-na-asco-2019.aspxOncologistas do Sírio-Libanês apresentam estudo na ASCO 20192019-06-03T03:00:00Z