Sírio-Libanês – Ao seu lado ontem, hoje e sempre

O Sírio-Libanês é um centro de referência internacional em saúde. Por meio de suas unidades de atendimento, e também por seus esforços de responsabilidade social, ensino e pesquisa, ajuda um número cada vez maior de brasileiros a ter uma vida melhor e mais saudável. Isso inclui os mais de 120 mil pacientes atendidos anualmente em suas instalações e também cidadãos que se beneficiam da cooperação público-p rivada , dos projetos de apoio ao Sistema Único de Saúde (SUS) e do conhecimento médico disseminado em seus programas de formação. 

A humanização do atendimento, o pioneirismo e a excelência são as bases da atuação do Sírio-Libanês e fazem parte de sua origem. A instituição surgiu em 1921, quando um grupo de mulheres imigrantes da comunidade sírio-libanesa no Brasil se reuniu com o objetivo de criar um projeto que retribuísse a acolhida calorosa que receberam no País. Foi criada então a Sociedade Beneficente de Senhoras, entidade filantrópica até hoje mantenedora da instituição.

O Sírio-Libanês mantém o compromisso assumido há 100 anos por suas fundadoras e realiza iniciativas sociais em quatro pilares: Integração com a Comunidade, Ambulatórios de Filantropia, Instituto Sírio-Libanês de Responsabilidade Social e Projetos de Apoio ao SUS.


Estrutura e serviços

A instituição alia um corpo clínico multidisciplinar a tecnologias de última geração. Ao longo dos anos, acumulou conquistas pioneiras, como a inauguração da primeira Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Brasil, em 1971, e a participação na primeira telecirurgia guiada por robô realizada no hemisfério sul, em 2000.

Com mais de 60 especialidades, sua área de atuação abrange programas de medicina preventiva, atendimento médico de urgência e emergência, internações terapêuticas de alta complexidade e reabilitação, entre outros serviços. Um trabalho reconhecido com o selo da Joint Commission International (JCI), o órgão mais importante do mundo de controle de qualidade hospitalar.

Além do complexo da Bela Vista, o Sírio-Libanês possui duas unidades em São Paulo – um centro de diagnóstico e hospital-dia no Itaim Bibi e uma unidade de atendimento nos Jardins. Em Brasília, além de um Complexo Hospitalar inaugurado em 2019, a instituição possui duas unidades oncológicas e uma de medicina diagnóstica, além de contar com um Núcleo de Especialidades que realiza consultas em mais de 30 áreas.


Ensino e pesquisa​

Criada em 1978 pelo médico e professor Daher Cutait como Centro de Estudos e Pesquisa, a área de Ensino e Pesquisa do Sírio-Libanês foi reinaugurada em 2003 e promove atualmente conhecimento em programas de pós-graduação lato sensu e stricto sensu, programas de residências médicas e multiprofissionais, cursos de atualização (continuados e de curta duração), Ensino a Distância (EAD), estágios, seminários e reuniões científicas.

As especializações são voltadas para desenvolvimento de competências, ganho de conhecimentos e habilidades e postura crítica para o melhor cuidado do paciente. Em 2020, 734 alunos participaram de 27 turmas de pós lato sensu.

No stricto sensu, o hospital oferece mestrado e doutorado acadêmicos em ciências da saúde e mestrado profissional em gestão de tecnologia e inovação em saúde. O último é ministrado em parceria com o Ministério da Saúde e aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O hospital já formou 79 mestres e 32 doutores. Atualmente, tem 77 estudantes de mestrado e 74 de doutorado. Neste ano, o hospital passa a oferecer duas bolsas de doutorado e duas de pós-doutorado por ano até 2024.

O hospital mantém parcerias nacionais e internacionais de estudos em diferentes áreas desde 2008, quando foi criada a Diretoria de Pesquisa. Entre 2019 e 2020, 610 artigos científicos foram publicados. Os estudos tiveram ainda cerca de 16 mil citações entre 2019 e 2020 e outras 1.926 até março de 2021.

Para contribuir com a melhoria das graduações, o hospital mantém parcerias com escolas médicas. Tem ainda um amplo programa de residência médica e multiprofissional.


 

 

Coalizão COVID-1926/03/2020 03:00:00Hospital;Notíciasaspx
Sírio-Libanês apresenta trabalho sobre câncer de mama na ASCO 201905/06/2019 03:00:00Hospital;Pesquisa;Notícias;Saúde;Simpósio/Congressoaspx
Inauguração: novo Pronto Atendimento Cardiovascular12/04/2019 03:00:00Comunicados;Hospital;Notícias;Saúdeaspx
Sírio-Libanês em Brasília13/02/2019 02:00:00Hospital;Notícias;Releaseaspx
Qual a importância das fibras na alimentação?11/02/2019 02:00:00Bem-estar;Hospital;Notícias;Saúdeaspx