Xixi escuro pós treino intenso pode ser sinal de rabdomiólise, problema nos rins que muita gente ignora
São Paulo, agosto de 2025 – Você voltou da academia depois de um treino pesado, foi ao banheiro e notou que o xixi está escuro, quase preto. Assustou? Deveria. Embora muita gente associe esse sintoma à desidratação, ele pode indicar algo muito mais sério: a rabdomiólise, uma condição grave e ainda pouco conhecida entre atletas amadores e praticantes de atividades físicas intensas.
A rabdomiólise ocorre quando há uma destruição exagerada das fibras musculares, liberando na corrente sanguínea substâncias como a mioglobina, capazes de sobrecarregar os rins. Ao contrário do que possa parecer, é mais comum do que se imagina e pode afetar especialmente atletas amadores, que iniciam treinos intensos sem orientação. De acordo com um levantamento publicado no Journal of Athletic Training, cerca de 29% dos casos registrados de rabdomiólise estão associados a atividades físicas extenuantes realizadas por pessoas sem preparo adequado.
“Quem quer iniciar uma atividade física mais intensa precisa se preparar de forma calma, lenta e progressiva. Caso contrário, o risco de lesões graves e até problemas renais se torna real”, explica Isabel Chateaubriand Diniz Salles, coordenadora médica do Serviço de Reabilitação no Sírio-Libanês.
Entre os três sinais mais comuns da rabdomiólise estão a dor muscular intensa, fraqueza e urina escura (com cor similar à de um refrigerante como a Coca-Cola). Contudo, poucos pacientes terão os três sintomas. “Se houver histórico de dor muscular com urina escura, tem que suspeitar dessa condição”, reforça a médica. Quando não tratada rapidamente, a rabdomiólise pode levar a complicações sérias, internação e, em casos extremos, até à morte.
A boa notícia é que a prevenção é simples e acessível: hidratação adequada, evitar exercícios extremos ou intensos para quem não está acostumado e não se expor a um calor intenso. Se o corpo está dando sinais de alerta, como um xixi fora do normal, é hora de parar, investigar e se cuidar. O treino do dia seguinte pode e deve esperar. "Não faz sentido se expor a uma atividade física extrema sem preparo. Isso é coisa para atletas de alto rendimento e, até mesmo eles, pagam um preço por isso”, pondera Isabel.
Em tempos de busca por resultados rápidos, é importante lembrar que a performance não deve vir antes da saúde. "As pessoas querem tudo muito rápido hoje em dia. É um contrassenso as pessoas se submeterem a treinos com eletroestimulação, variações extremas de temperatura para suar mais e perder", finaliza a especialista.
1 Ministério da Saúde. Boletim Epidemiológico - Notificações de Rabdomiólise em Praticantes de Exercício Físico no Brasil, 2021-2023. Brasília: Ministério da Saúde, 2024. Acesso em 02/07/2025. Disponível em: https://www.gov.br/saude/ptbr/centraisdeconteudo/publicacoes/boletins/epidemiologicos/edicoes/2021/boletim_epidemiologico_svs_34_v2.pdf/
2 Cleary MA et al. Dehydration, cramping, and exertional rhabdomyolysis: case series of U.S. high school football players. J Athl Train. 2011;46(6):624‑633.
Sobre o Sírio-Libanês
A Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês, instituição filantrópica que em 2021 completou 100 anos, trabalha diariamente para oferecer e compartilhar com a sociedade uma assistência médico-hospitalar de excelência, sempre com um olhar humanizado e individualizado em mais de 60 especialidades. Um trabalho reconhecido desde 2007 com o selo da Joint Commission International (JCI), o órgão mais importante do mundo em controle da qualidade hospitalar. O Sírio-Libanês mantém o compromisso assumido em 1921 por suas fundadoras e realiza iniciativas sociais em quatro pilares: Integração com a Comunidade, Ambulatórios de Filantropia, Instituto Sírio-Libanês de Responsabilidade Social e Projetos de Apoio ao SUS. Desde 2003, por meio do Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa, a instituição contribui para o desenvolvimento de profissionais da saúde regidos pela ética e capacitados para prestar um atendimento baseado em boas práticas, além de contribuir com o desenvolvimento científico por meio de parcerias, estudos e pesquisas nacionais e internacionais. Atualmente, a instituição oferece programas de pós-graduação lato sensu e stricto sensu, programas de residências médicas e multiprofissionais, cursos de atualização (continuados e de curta duração), Ensino a Distância (EAD), estágios, seminários e reuniões científicas. O Sírio-Libanês foi pioneiro na criação de programas de Saúde Populacional, que unem empresas, operadoras e time de Atenção Primária no cuidado qualificado e acompanhamento da saúde, ajudando na gestão do benefício do plano de saúde e melhorando a qualidade de vida e a produtividade de profissionais. Atualmente, o Sírio-Libanês está presente com dois hospitais e cinco unidades em São Paulo e Brasília. Saiba mais em nosso site.