Imprensa

Sírio-Libanês lança projeto para promover envelhecimento saudável entre idosos em comunidades e em situação de vulnerabilidade

23/04/2025 às 15:00NotíciasHospitalSaúde populacional

São Paulo, abril de 2025 - O Hospital Sírio-Libanês está desenvolvendo um novo projeto que visa promover a saúde e o bem-estar da população idosa em comunidades próximas à unidade da Bela Vista e em áreas vulneráveis de São Paulo. A iniciativa, parte da frente de impacto social do hospital, tem como foco oferecer suporte ativo ao envelhecimento saudável, garantindo mais qualidade de vida aos participantes.

Desenvolvido dentro da iniciativa Abrace seu Bairro, do Sírio-Libanês, programa que busca promover a saúde em comunidades, o projeto oferece atividades voltadas à autonomia, integração e participação ativa dos idosos na sociedade. A iniciativa foi aprovada pela Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo e pelo Conselho Estadual do Idoso.

Para estruturar o projeto, o Núcleo Avançado de Geriatria do hospital, junto às equipes multidisciplinares e de assistência social do Abrace seu Bairro, realizou um diagnóstico com 140 idosos acima de 60 anos, durante a fase piloto, realizada em outubro de 2024. Nesse período, os idosos passaram por uma avaliação ampla de várias dimensões da saúde (física, mental, nutricional, social e outras) em um mutirão com profissionais do hospital, residentes do programa de Clínica Médica e pós-graduandos do programa de Geriatria do Instituto de Ensino e Pesquisa do hospital. Os dados coletados revelaram desafios importantes enfrentados pela população idosa:

  • 62% das pessoas apresentam algum nível de ansiedade ou depressão, sendo quase 8% em nível extremo;
  • 57% sofreram perdas em sua renda após atingirem os 60 anos;
  • 58,5% sofrem de dores crônicas, sendo que, desses, 27,1% as consideram moderadas ou intensas;
  • 41,4% sofrem de incontinência urinária;
  • 22% sofreram quedas no último ano;
  • 22,1% relataram sentir preconceito por serem idosos.

Com base nesses achados, o projeto foi estruturado para oferecer suporte efetivo a esses idosos, com atividades personalizadas para estimular a saúde física, mental e social. A primeira turma, composta por 140 participantes, inicia as atividades em fevereiro. No segundo semestre, a expectativa é expandir o projeto para atender 250 idosos, com novas inscrições abertas.

Além disso, o projeto será futuramente ampliado para atender idosos em situação de alta vulnerabilidade social em São Paulo. Com base na metodologia já aplicada na fase piloto, um novo diagnóstico será conduzido para compreender os desafios específicos desse grupo. A partir dos resultados, serão desenvolvidas estratégias e atividades adaptadas à realidade dessa população, oferecendo suporte para um envelhecimento mais digno.

A iniciativa vai além do atendimento imediato: o objetivo é colaborar com a rede pública de saúde, compartilhando metodologias e dados com o Sistema Único de Saúde (SUS) e propondo ações voltadas para a prevenção e o ganho de habilidades funcionais da população idosa, auxiliando os serviços e instrumentos já existentes. Dessa forma, o projeto amplia seu impacto social e contribui para a criação de soluções acessíveis e de baixo custo para o envelhecimento saudável no Brasil.

“O envelhecimento saudável é um direito de todos os brasileiros, independentemente de sua condição social. O Sírio-Libanês reforça seu compromisso com a promoção da saúde de qualidade, atendendo às necessidades das populações mais vulneráveis e alinhando sua missão filantrópica às demandas sociais", afirma Denise Jafet, presidente da Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês.

Sobre o Sírio-Libanês
A Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês, instituição filantrópica que em 2021 completou 100 anos, trabalha diariamente para oferecer e compartilhar com a sociedade uma assistência médico-hospitalar de excelência, sempre com um olhar humanizado e individualizado em mais de 60 especialidades. Um trabalho reconhecido desde 2007 com o selo da Joint Commission International (JCI), o órgão mais importante do mundo em controle da qualidade hospitalar. O Sírio-Libanês mantém o compromisso assumido em 1921 por suas fundadoras e realiza iniciativas sociais em quatro pilares: Integração com a Comunidade, Ambulatórios de Filantropia, Instituto Sírio-Libanês de Responsabilidade Social e Projetos de Apoio ao SUS. Desde 2003, por meio do Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa, a instituição contribui para o desenvolvimento de profissionais da saúde regidos pela ética e capacitados para prestar um atendimento baseado em boas práticas, além de contribuir com o desenvolvimento científico por meio de parcerias, estudos e pesquisas nacionais e internacionais. Atualmente, a instituição oferece programas de pós-graduação lato sensu e stricto sensu, programas de residências médicas e multiprofissionais, cursos de atualização (continuados e de curta duração), Ensino a Distância (EAD), estágios, seminários e reuniões científicas. O Sírio-Libanês foi pioneiro na criação de programas de Saúde Populacional, que unem empresas, operadoras e time de Atenção Primária no cuidado qualificado e acompanhamento da saúde, ajudando na gestão do benefício do plano de saúde e melhorando a qualidade de vida e a produtividade de profissionais. Atualmente, o Sírio-Libanês está presente com dois hospitais e cinco unidades em São Paulo e Brasília. Saiba mais em nosso site.