Hospital Infantil Menino Jesus abre nova ala com 28 leitos

Publicado em 19/12/2018
Iniciativa, que é uma parceria entre o Hospital Sírio-Libanês Libanês e o Ministério da Saúde, por meio Proadi-SUS, vai permitir ampliar o tratamento para crianças com Síndrome do Intestino Curto e com problemas hepáticos graves

O Hospital Infantil Menino Jesus inaugura, dia 20, uma nova ala com 28 leitos, sendo 14 para crianças em tratamento para reabilitação intestinal e 14 para pacientes com doenças hepáticas e transplante de fígado. A iniciativa é uma parceria entre o Hospital Sírio-Libanês e o Ministério da Saúde, por meio do Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). Na ocasião também será entregue o ambulatório, que foi reformado para oferecer estrutura para atendimento multiprofissional às crianças desospitalizadas e para oferecer capacitação profissional.

Com tratamento 100% via SUS, o Menino Jesus é um dos únicos centros especializados em tratamento de crianças com Síndrome do Intestino Curto, problema causado por diversas doenças. Os pacientes portadores de falência intestinal desenvolvem sérios distúrbios de absorção de nutrientes, o que pode levar a uma desnutrição grave. A reabilitação envolve tratamento com medicamentos, suporte nutricional (dietas especializadas, nutrição enteral e parenteral), cirurgias de reconstrução e de alongamento intestinal. Caso não exista outra forma de tratamento, o transplante pode ser indicado.

"Os tratamentos costumam apresentar excelentes resultados", afirma Dr. João Seda Neto, cirurgião pediátrico e membro da equipe do Núcleo do Fígado do Hospital Sírio-Libanês.

Crianças desospitalizadas

O coordenador médico do centro de reabilitação intestinal, Dr. Rodrigo Vincenzi, lembra que o transplante é sempre o último recurso, pois os tratamentos feitos no Menino Jesus têm apresentado resultados positivos. "Agora mesmo acabamos de dar alta para três crianças que estavam hospitalizadas desde que nasceram", conta. "Pela primeira vez essas crianças e seus pais vão passar o Natal em suas casas."

Saulo Pereira Tobias, de 2 anos, Serena de Carvalho Souza Campos e Arthur Gabriel Rezende de Freitas, ambos com 2 anos e meio, deixaram há dois meses e meio a unidade de internação do Hospital Infantil Menino Jesus. Essas crianças vão manter em casa o tratamento integral, incluindo a nutrição parenteral domiciliar, contando com o acompanhamento de uma equipe de home care, responsável pelo monitoramento e que dará auxílio às famílias no que for necessário sobre o tratamento.

"A desospitalização dessas crianças, que são moradores de Campinas (SP), só foi possível porque, nos últimos meses, praticamente todos os setores do Hospital Menino Jesus e a equipe do projeto do Sírio-Libanês foram envolvidas em cada etapa do treinamento das famílias para o tratamento em casa", afirma Dr. Rodrigo. "Este envolvimento de todos foi fundamental para o sucesso dessa iniciativa." Nas próximas semanas, outros 3 pacientes devem deixar o hospital nas mesmas condições, continuando o tratamento de reabilitação intestinal em suas casas.

Tadeu Thome, coordenador do projeto, lembra que, embora existam algumas limitações, a ida para casa representa um grande avanço na rotina dessas crianças. "Essas crianças ficaram hospitalizadas desde que tiveram seus problemas identificados, com suas famílias ao lado do leito", afirma. "Agora, todos vão poder criar uma rotina semelhante à de todas as famílias com crianças, inclusive com o ingresso dessas crianças na vida escolar."

Com a criação da nova ala, o objetivo é tratar de mais crianças com esta síndrome. "Além disso, teremos mais leitos para pacientes infantis que necessitam de transplante de fígado", explica Dr. João, lembrando que apenas este ano foram feitos mais de 90 cirurgias, todas 100% pelo SUS. Os transplantes são feitos no Hospital Sírio-Libanês e, depois que a saúde da criança é estabilizada, elas vão para a UTI do Menino Jesus, onde ficam internadas até a conclusão do tratamento.

Cerimônia de inauguração

Com a presença de diretores dos hospitais Menino Jesus e Sírio-Libanês, além de representantes do Ministério da Saúde e autoridades, como prefeito Bruno Covas, a inauguração será realizada no próximo dia 20, às 15h.


Assunto: Institucional
  • ​​​​​​Assessoria de Imprensa​

    Plantão
    +55 (11) 97613-3816

    FSB Comunicação

    Vanessa Rodrigues
    +55 (11) 3394-4830
    Rose Guirro
    +55 (11) 3394-4819
    Gabriela Scheinberg
    +55 (11) 3165-9762
    Max Gonçalves
    +55 (61) 9261-6565