Publicado em
07/02/2017
Texto Vand Vieira | Adaptação Ana Paula Ferreira
Quando nem uma boa noite de sono é capaz de dar um fim à falta de disposição, a situação pode ser mais séria do que parece. Conheça três possíveis doenças que podem causar cansaço excessivo:
Anemia
As causas: Além de uma alimentação pobre em ferro, essencial para a formação das hemácias (glóbulos vermelhos no sangue), o fluxo menstrual intenso é um dos principais fatores que contribuem para a prevalência dessa doença nas mulheres.
Por que deixa cansada?
"A falta de ferro prejudica o transporte de oxigênio no organismo, levando à fadiga, palidez, falta de ar, tontura, vertigem e alteração nos batimentos cardíacos", explica Renato Zilli, endocrinologista do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.
Como prevenir?
Fique atenta à intensidade do fluxo menstrual, consultando um ginecologista regularmente, e inclua no cardápio fontes de ferro, vitamina B12 e ácido fólico, presentes em carne vermelha, leguminosas, peixes e frutos do mar, ovos e folhas verdes- escuras.
Como remediar?
Suplementação de ferro ou vitamina B e, em casos graves, transfusão de sangue.
Hipotireoidismo
As causas: "Na maioria das vezes, o problema (que ocorre pela produção insuficiente de hormônios tireoidianos) é autoimune, mas alguns remédios, doenças da hipófise e a cirurgia de retirada da tireoide podem provocar a disfunção", diz Renato.
Por que deixa cansada?
Os hormônios tireoidianos são responsáveis por manter a velocidade do metabolismo. Sem eles, tudo funciona devagar, quase parando.
Como prevenir?
Por ser uma doença de fundo genético, é preciso ficar atenta ao seu histórico familiar e fazer um check-up periodicamente.
Como remediar?
Fazendo reposição hormonal com orientação médica.
Desequilíbrio da microbiota intestinal
As causas: "Alimentação ruim, uso de antibióticos, entre outros fatores, podem interferir diretamente na composição das bactérias da flora intestinal", alerta Debora Poli, gastroenterologista do Hospital e Maternidade São Luiz Itaim, na capital paulista.
Por que deixa cansada?
A microbiota intestinal está envolvida na digestão de tudo que você come, ou seja, se está em desequilíbrio, compromete a absorção de nutrientes e a energia fornecida ao organismo.
Como prevenir?
Seguindo uma dieta balanceada, livre de produtos industrializados, processados e embutidos, e aumentando o consumo de fibras e fontes de probióticos (como iogurte e leite fermentado).
Como remediar?
"É preciso procurar um especialista para descobrir a causa e iniciar o tratamento adequado", orienta Debora Poli.
Fonte: corpoacorpo.uol.com.br
Assunto(s):
Bem-estar; Notícias; Saúde