Imprensa

Faculdade Sírio-Libanês lança curso de graduação em Medicina

14/04/2025 às 16:30Faculdade

São Paulo, abril de 2025 – A Faculdade Sírio-Libanês anuncia o lançamento de sua graduação em Medicina, recém-autorizada pelo Ministério da Educação (MEC). A faculdade contará com 100 vagas por ano para o bacharelado em Medicina, com duração de 12 semestres e carga horária total de 8.600 horas. Com 98% do corpo docente composto por profissionais doutores, que acumulam, em média, 17 anos de prática clínica e 9 anos de experiência no ensino, o curso oferece uma formação que une rigor científico e inovação tecnológica a uma abordagem humanizada.

"O lançamento do curso de Medicina da Faculdade Sírio-Libanês é um marco histórico que reforça nosso legado centenário e materializa o compromisso genuíno com a formação de profissionais que buscam excelência no cuidado, no ensino e na pesquisa. Aprovado com nota máxima pelo MEC e com corpo docente altamente qualificado, nosso curso traduz o propósito institucional de promover saúde de qualidade, gerando impacto positivo e ampliando o acesso a uma medicina humanizada, inovadora e sustentável”, explica Denise Jafet, presidente do Sírio-Libanês. “Estamos orgulhosos e confiantes em multiplicar nosso jeito único de ser e cuidar, preparando médicos capazes de transformar desafios em oportunidades para proporcionar uma vida mais plena e digna."

A grade curricular integra teoria e prática desde o primeiro semestre, com conteúdo estruturado em unidades curriculares, que incluem, além dos temas inerentes à formação médica, conteúdos sobre empreendedorismo, gestão, pesquisa e inovação, preparando os futuros médicos para os desafios contemporâneos da profissão. O curso de Medicina formará um profissional com conhecimento médico que fundamenta suas decisões em evidências científicas e senso crítico, sempre com foco em valor e sustentabilidade na saúde, bem preparado para atender às demandas e necessidades da população brasileira.

Atuando de forma personalizada e centrada no paciente, nossos alunos estarão preparados para oferecer cuidados seguros, sustentáveis e humanizados ao longo de toda a vida. Estarão aptos a compreender e influenciar os sistemas de saúde como um todo — público e privado —, aplicando conhecimentos de gestão para promover eficiência, eficácia e efetividade nos serviços, sempre com atuação colaborativa e interprofissional”, afirma Fernando Ganem, diretor-geral do Sírio-Libanês.

A graduação em Medicina soma-se às outras quatro já oferecidas pela Faculdade Sírio-Libanês — Enfermagem, Psicologia, Fisioterapia e, mais recentemente, Biomedicina, também aprovada pelo MEC. Embora a Faculdade tenha sido inaugurada em 2023, o Sírio-Libanês já atuava, há mais de duas décadas, na formação médica, por meio de programas de pós-graduação lato e stricto sensu, residências médicas e multiprofissionais, cursos de curta e longa duração, ensino a distância (EAD), estágios e atividades científicas. A instituição é também referência em pesquisa clínica e translacional — um diferencial para os alunos, que poderão participar da produção científica do Sírio-Libanês. São mais de 3.800 trabalhos publicados e mais de 100 mil citações em revistas científicas de renome nas últimas duas décadas.

O curso de Medicina já nasce com a mesma missão do Sírio-Libanês: promover impacto social e ampliar o acesso a uma medicina de excelência para a população. “Queremos que todos os alunos tenham a oportunidade de se tornarem grandes médicos. Por isso, oferecemos mensalidades compatíveis com a média do mercado e, como parte do nosso compromisso com a equidade no acesso ao ensino, 10% das vagas da Faculdade Sírio-Libanês serão destinadas a bolsas integrais”, explica Fernando Ganem.

Um dos grandes diferenciais do curso é a vivência prática desde os primeiros momentos. Os alunos terão acesso à estrutura do Hospital Sírio-Libanês, referência internacional em excelência médica, e à experiência no atendimento em saúde pública, atuando em hospitais do SUS. A formação inclui atividades no Hospital Regional Rota dos Bandeirantes, em Barueri, gerido pelo Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês (IRSSL), parceiro do Governo do Estado de São Paulo na gestão dessa unidade.

Desde o início, os alunos estarão em contato com os pacientes, participando de discussões clínicas e compreendendo a gestão hospitalar. Também poderão atuar em outras unidades sob gestão do IRSSL, que vão desde a atenção básica até hospitais de alta complexidade”, explica Fernando Ganem.

Modelo pedagógico
A proposta pedagógica integra os temas correlatos em unidades curriculares, oferecendo ao estudante uma visão mais integrada e funcional da Medicina. Com essa abordagem, o aluno terá a oportunidade de associar conceitos teóricos básicos a situações clinicamente relevantes já no início do curso — por exemplo, aprendendo sobre cuidados paliativos na formação básica. A jornada acadêmica ainda pode ser personalizada com temas atuais e relevantes, como Pensamento Computacional, Experiência do Paciente e Mindfulness. Por meio de trilhas de aprendizagem, o estudante escolhe unidades curriculares que moldam sua formação de acordo com suas aspirações profissionais, contando com mentoria especializada da equipe docente. “Nosso currículo inovador oferece uma base sólida de competências transversais, essenciais ao longo da formação médica”, afirma Liao Yu Chieh, diretor de Ensino da Faculdade. “As trilhas permitem que cada aluno construa sua trajetória conforme seus objetivos profissionais.”

O curso também oferece unidades curriculares voltadas ao universo digital, como análise preditiva de dados e saúde digital, capacitando o aluno a transformar dados em ações clínicas eficazes. As competências do curso seguem modelos internacionais, facilitando parcerias e intercâmbios com instituições como a Universidade de Coimbra, em Portugal, e a Charles University, na República Tcheca, com quem a Faculdade mantém acordo de cooperação em ensino e pesquisa.

Infraestrutura
O curso será ministrado na sede da Faculdade Sírio-Libanês, um espaço moderno com mais de 9 mil metros quadrados, localizado próximo à Avenida Paulista, com fácil acesso por transporte público. A infraestrutura conta com 14 salas de aula, 9 laboratórios, biblioteca e áreas de convivência e descanso. A faculdade dispõe de equipamentos de última geração em laboratórios especializados. Os Laboratórios de Morfoconexões, por exemplo, são equipados com modelos anatômicos de alta precisão, mesa Sectra®, computadores e tablets com softwares como Visible Body®, LT Kuracloud®, Vimedix®, Laminários virtuais, ATRIUM Medroom®, entre outros. Outro destaque é o Centro Clínico Hiperrealístico, projetado para simular com fidelidade o ambiente hospitalar. Equipado com leitos e estrutura hospitalar realista, o espaço permite aos estudantes uma imersão prática desde os primeiros anos do curso, contribuindo para o desenvolvimento das habilidades clínicas em um ambiente controlado, mas próximo da realidade profissional.

Com o lançamento do curso de Medicina, o Sírio-Libanês amplia sua atuação na formação de profissionais da saúde, reafirmando seu compromisso com uma educação de excelência, conectada às necessidades do presente e aos desafios do futuro. “Mais do que preparar médicos, queremos formar líderes humanizados, movidos pelo conhecimento, pela inovação e pelo desejo genuíno de cuidar. Nossa proposta pedagógica une o rigor científico e tecnológico a uma formação sensível e transformadora”, conclui Fernando Ganem.

As inscrições serão abertas em abril, e os interessados poderão se cadastrar e obter mais informações diretamente na página do curso, no site da Faculdade Sírio-Libanês.

Sobre o Sírio-Libanês
A Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês, instituição filantrópica que em 2021 completou 100 anos, trabalha diariamente para oferecer e compartilhar com a sociedade uma assistência médico-hospitalar de excelência, sempre com um olhar humanizado e individualizado em mais de 60 especialidades. Um trabalho reconhecido desde 2007 com o selo da Joint Commission International (JCI), o órgão mais importante do mundo em controle da qualidade hospitalar. O Sírio-Libanês mantém o compromisso assumido em 1921 por suas fundadoras e realiza iniciativas sociais em quatro pilares: Integração com a Comunidade, Ambulatórios de Filantropia, Instituto Sírio-Libanês de Responsabilidade Social e Projetos de Apoio ao SUS. Desde 2003, por meio do Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa, a instituição contribui para o desenvolvimento de profissionais da saúde regidos pela ética e capacitados para prestar um atendimento baseado em boas práticas, além de contribuir com o desenvolvimento científico por meio de parcerias, estudos e pesquisas nacionais e internacionais. Atualmente, a instituição oferece programas de pós-graduação lato sensu e stricto sensu, programas de residências médicas e multiprofissionais, cursos de atualização (continuados e de curta duração), Ensino a Distância (EAD), estágios, seminários e reuniões científicas. O Sírio-Libanês foi pioneiro na criação de programas de Saúde Populacional, que unem empresas, operadoras e time de Atenção Primária no cuidado qualificado e acompanhamento da saúde, ajudando na gestão do benefício do plano de saúde e melhorando a qualidade de vida e a produtividade de profissionais. Atualmente, o Sírio-Libanês está presente com dois hospitais e cinco unidades em São Paulo e Brasília. Saiba mais em nosso site.