Imprensa

Dia Mundial de Combate ao Estresse: estresse relacionado ao trabalho está ligado a maior risco cardíaco

23/09/2024 às 12:45Bem-estarSaúde

O Dia Mundial de Combate ao Estresse, marcado em 23 de setembro, tem como objetivo alertar e conscientizar a população sobre as principais causas e sintomas do estresse, além de destacar seus impactos na saúde. De acordo com pesquisa de 2023 da Associação Internacional de Gerenciamento de Estresse Brasil, 72% dos brasileiros estão estressados no trabalho. Nesse sentido, um estudo publicado em agosto deste ano no Journal of the American Heart Association, revelou que adultos que enfrentam sobrecarga e desequilíbrio entre esforço e recompensa têm um risco 97% maior de desenvolver fibrilação atrial - o tipo mais comum de arritmia cardíaca - em comparação àqueles que não enfrentam esses estressores.

Maristela Monachini, cardiologista do Hospital Sírio-Libanês, explica os efeitos do estresse no corpo humano e como ele pode impactar a saúde cardíaca. "O estresse é uma resposta natural do organismo a situações de perigo ou ameaça. Esse mecanismo ativa o sistema nervoso autônomo, responsável por regular a pressão arterial e os batimentos cardíacos, resultando em um aumento nos níveis de adrenalina e noradrenalina. Como consequência, há uma elevação da pressão arterial, aceleração da frequência cardíaca e maior agregação plaquetária, o que favorece a formação de coágulos. Esses efeitos elevam significativamente o risco de eventos como arritmias ventriculares graves, trombose e infarto", conta.

O estresse pode causar problemas físicos e emocionais. Alguns dos sinais e sintomas incluem:

  • Irritabilidade e agressividade;
  • Coração acelerado
  • Ansiedade e depressão;
  • Sudorese e tremores
  • Maior ou menos apetite;
  • Respiração acelerada
  • Problemas digestivos;
  • Crises de pânico
  • Baixa imunidade;
  • Necessidade frequente de urinar
  • Problemas dermatológicos;
  • Dificuldade para dormir

O estresse pode ser classificado em estresse agudo, que ocorre em situações traumáticas ou emocionantes, causando instabilidade de humor e apreensão, em estresse agudo episódico, que é mais frequente e está associado a prazos apertados ou situações de alto estresse no trabalho. E o estresse crônico, que persiste afetando várias áreas da vida, devido a estressores constantes. A cardiologista reforça a importância de se adotar uma vida mais equilibrada para evitar que o estresse se torne crônico. “A prática de exercícios físicos, como a caminhada por pelo menos 150 minutos por semana e a meditação, demonstram grandes ganhos para controle do estresse. É necessário também a adoção de uma alimentação saudável, ter sono regulado, além de fazer acompanhamento médico regular e buscar ajuda psicológica caso necessário”, finaliza.

Sobre o Sírio-Libanês
A Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês, instituição filantrópica que em 2021 completou 100 anos, trabalha diariamente para oferecer e compartilhar com a sociedade uma assistência médico-hospitalar de excelência, sempre com um olhar humanizado e individualizado em mais de 60 especialidades. Um trabalho reconhecido desde 2007 com o selo da Joint Commission International (JCI), o órgão mais importante do mundo em controle da qualidade hospitalar. O Sírio-Libanês mantém o compromisso assumido em 1921 por suas fundadoras e realiza iniciativas sociais em quatro pilares: Integração com a Comunidade, Ambulatórios de Filantropia, Instituto Sírio-Libanês de Responsabilidade Social e Projetos de Apoio ao SUS. Desde 2003, por meio do Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa, a instituição contribui para o desenvolvimento de profissionais da saúde regidos pela ética e capacitados para prestar um atendimento baseado em boas práticas, além de contribuir com o desenvolvimento científico por meio de parcerias, estudos e pesquisas nacionais e internacionais. Atualmente, a instituição oferece programas de pós-graduação lato sensu e stricto sensu, programas de residências médicas e multiprofissionais, cursos de atualização (continuados e de curta duração), Ensino a Distância (EAD), estágios, seminários e reuniões científicas. O Sírio-Libanês foi pioneiro na criação de programas de Saúde Populacional, que unem empresas, operadoras e time de Atenção Primária no cuidado qualificado e acompanhamento da saúde, ajudando na gestão do benefício do plano de saúde e melhorando a qualidade de vida e a produtividade de profissionais. Atualmente, o Sírio-Libanês está presente com dois hospitais e cinco unidades em São Paulo e Brasília. Saiba mais em nosso site.

Contato Imprensa - Sírio-Libanês
Email: siriolibanes.pr.spa@llyc.global
Telefone: (11) 91877-3934