Câncer de Pele

​​​​​​​​​Sarcomas

Os sarcomas de partes moles correspondem às alterações celulares malignas que se distribuem entre a pele e as vísceras, exceto os ossos, sendo todos originados de uma célula mesenquimal primitiva. Ainda existe desconhecimento por parte dos médicos a respeito deste complexo grupo de tumores, o que em alguns casos pode acarretar falta de diagnóstico precoce ou levar a um tratamento inicial inadequado.

Incidência

Os sarcomas são raros, representando 1% de todos os casos de câncer do adulto, porém, na infância, correspondem a 7%. Localiza-se mais comumente nas extremidades (58%, sendo 75% nas extremidades inferiores), tronco (19%), retro-peritônio (13%) e na área de cabeça e pescoço (9%).

Apresentação clínica

Geralmente o sarcoma a​​parece como uma massa ou nódulo indolor, com aumento de tamanho ocorrendo de forma relativamente rápida, e está comumente associado a​ história de trauma prévio. Atinge pessoas de qualquer idade, em diferentes lugares do corpo. Os nódulos na criança devem ser vistos com maior atenção que no adulto.

Sintomas ocorrem quando as lesões comprimem estruturas vitais. Por isso, às vezes pequenas lesões nas mãos podem apresentar sintomas, enquanto grandes lesões na coxa podem ser assintomáticas. Cerca de 20 a 25% apresentam-se com metástases à primeira consulta, principalmente para pulmões, seguindo-se para os ossos e fígado.

 


Você está visualizando:

Câncer de Pele

Outros conteúdos disponíveis para esta especialidade: