Ombro e Cotovelo

Artroscopia

A artroscopia é uma técnica cirúrgica que pode ser usada para se fazer diagnósticos e, principalmente, para o tratamento de lesões ósseas, ligamentos, meniscos, cartilagens, cápsula articular e de tendões. Pouco invasiva, é realizada por meio de pequenas incisões na pele, de menos de um centímetro, ao redor da articulação com problema.

Por esses “furos”, chamados de portais artroscópicos, inserimos uma microcâmera com fonte de luz especial, acoplada a um sistema de vídeo/monitor que permite tanto a visualização das estruturas anatómicas quanto a gravação do procedimento, constituindo, assim, uma documentação do que foi achado e realizado na cirurgia. Por outros “furos”, manipulamos os instrumentos especiais, com ou sem ajuda de uma estreita cânula.

Para a realização desse procedimento, é necessário médico anestesista, que vai decidir qual será a anestesia mais indicada (geral, bloqueios regionais ou outras); sempre com monitorização contínua do paciente (frequência cardíaca, pressão arterial, respiração etc.).

Objetivos da artroscopia no ombro

O objetivo da artroscopia no ombro vai depender da doença a ser tratada e do seu estágio de evolução. Ela pode ser indicada para o tratamento de infecções articulares (artrite infecciosa ou séptica), entre outras, de lesões do manguito rotador, de luxações recorrentes (recidivantes) do ombro e de algumas fraturas; reparo de ligamentos rompidos; ressecção de esporões ósseos; remoção do tecido inflamatório (como a bursite) ou de fragmentos soltos de cartilagem, retirada de corpos livres como projéteis de arma de fogo ou para coleta de material para biópsia ou para culturas diversas.

Por ser considerado um procedimento “ minimamente invasivo”, a artroscopia é geralmente menos agressiva e, portanto, menos dolorosa do que a cirurgia aberta. Dependendo do tipo de lesão que está sendo tratada, o processo de recuperação, na maioria das vezes, também pode ser mais rápido.

Fonte: Drs. João R. Polydoro Rosa e Hélio P. Leal, ortopedistas.

 


Você está visualizando:

Ombro e Cotovelo

Outros conteúdos disponíveis para esta especialidade: