Entre em contato

São Paulo: (11) 3394-0200 Brasília: (61) 3044-8888

Investimentos contínuos em pesquisas, desenvolvimento de profissionais, atualização constante de suas unidades e incorporação de tecnologias para oferecer sempre os mais modernos tratamentos

  • Biomedicina

    O Centro de Oncologia do Sírio-Libanês conta com profissionais biomédicos que compõem a equipe multidisciplinar. O biomédico é um profissional com formação específica, sendo responsável por verificar o posicionamento anatômico do paciente e realização da simulação, prestando assistência aos pacientes que utilizam os serviços de Radioterapia contribuindo para a realização dos exames com segurança e garantindo a qualidade do procedimento.

  • Centro de Oncologia Molecular

    Desenvolvido em parceria com o Ludwig Institute for Cancer Research, o Centro de Oncologia Molecular do Hospital Sírio-Libanês desenvolve pesquisas para melhor entender os mecanismos moleculares envolvidos na gênese e na progressão das neoplasias, e busca desenvolver ferramentas que permitam diagnóstico e reconhecimento dos fatores prognósticos, bem como a predição de resposta aos diferentes tratamentos.

    O Centro tem um particular interesse na pesquisa de DNA tumoral circulante – biópsia líquida, que vem sendo ativamente estudada, já tendo proporcionado publicações científicas em revistas internacionais de alto impacto. Uma de suas iniciativas, em parceria com o Serviço de Patologia, foi a criação de um teste genético próprio que aplica o sequenciamento de última geração para detectar alterações genômicas em aproximadamente 500 genes relacionados ao câncer e reconhecidos como determinantes de tumores sólidos.

  • Centro de Processamento Celular

    O Centro de Processamento Celular é responsável pelo processamento, congelamento e armazenamento de células tronco hematopoéticas para apoio ao transplante de medula óssea. O congelamento celular é feito sob taxa controlada de resfriamento e o seu armazenamento em nitrogênio líquido, o que garante viabilidade às células por tempo indeterminado. Todos os procedimentos são realizados por profissionais treinados e capacitados, sob supervisão de médico especialista na área. No CPC do Hospital Sírio-Libanês também são realizadas pesquisas na área de imunoterapia celular em transplante de medula óssea e oncologia.

  • Consultoria de Imagem

    A consultoria de imagem busca, de forma prática, orientar pacientes internados e ambulatoriais sobre recursos de moda e beleza para o cuidado e o reforço da autoconfiança, contribuindo para o aumento da autoestima dos pacientes, durante ou após o tratamento oncológico.

    O atendimento é feito individualmente, levando em conta o estilo de vida do paciente, suas necessidades particulares e desejos, atentando-se, principalmente, para suas limitações temporárias e/ou permanentes.

    O projeto Autoestima e Beleza do Centro de Oncologia do Hospital Sírio‑Libanês na Bela Vista, traz para o dia a dia dos pacientes iniciativas dinâmicas, aulas e tutoriais de maquiagem, além de moda inclusiva com lenços, turbantes, perucas e chapéus que são distribuídos nas sessões.

  • Cuidados Paliativos

    O objetivo da assistência da Equipe Multiprofissional de Suporte e Cuidados Paliativos é promover a qualidade de vida, apesar das dificuldades geradas pela doença ou pelos tratamentos.

    Por meio de intervenções profissionais medicamentosas ou não, a equipe atua para amenizar a dor, a falta de ar, cuidar do medo, da ansiedade, da depressão e promover o apoio que o paciente e sua família precisam para viver da melhor maneira possível o período da doença. Assim, a Equipe funciona como uma camada adicional de suporte, atuando de forma conjunta e alinhada ao médico responsável pelo paciente durante o período de internação.

    Além de uma filosofia, Cuidado Paliativo é uma competência e uma técnica profissional específica, baseada em evidências, e desenvolvida por treinamentos e estudos. Recentes evidências de qualidade, como por exemplo uma meta-análise publicada no JAMA 2017 avaliando 43 estudos randomizados e controlados, mostram que a intervenção específica de Cuidados Paliativos é capaz de melhorar a qualidade de vida e o controle de sintomas de pacientes que enfrentam doenças graves. Mais ainda, alguns estudos mostram que, em algumas situações, a intervenção de Cuidados Paliativos poderia até aumentar o tempo de sobrevida – e com qualidade.

    A abordagem de cuidados paliativos possibilita que as duas dimensões do conhecimento — o conhecimento técnico-científico sobre o corpo humano e o conhecimento humanizado sobre a pessoa — sejam colocadas a serviço da pessoa como um todo, com segurança, empatia e calor humano.

  • Enfermagem

    A enfermagem oncológica do Hospital Sírio-Libanês é reconhecida pelo alto padrão de atendimento prestado, de maneira integrada para contemplar as necessidades dos pacientes em todas as fases do tratamento.

    Todas as unidades de oncologia contam com equipe especializada nas áreas de Ambulatório de Quimioterapia, Radioterapia, Unidade de Oncologia Clínica, UTI Oncológica, Unidade de Transplante de Medula Óssea, Centro do Processamento Celular, Oncogenética/ Aconselhamento genético, Cuidados Paliativos, Dor e Oncogeriatria.

    O planejamento de enfermagem norteia-se pelo levantamento de informações, identificação de problemas atuais ou potenciais, julgamento clínico, planejamento das intervenções a serem executadas, com plano de cuidado coordenado e acompanhado, com foco em resultados. Assim, a enfermagem é responsável por diversas etapas da assistência do paciente e representa o elo entre a equipe multidisciplinar e a equipe médica, alinhada com a missão e valores da instituição, na busca de uma assistência individualizada e humanizada ao paciente e familiares.

    A equipe, dentro das áreas da oncologia, atua no processo de educação do paciente para continuidade do cuidado, sustentado por protocolos de tratamento e medidas terapêuticas, a fim de mitigar os riscos e garantir a excelência no atendimento, com a premissa da autonomia do paciente durante o tratamento hospitalar, bem como na retomada das atividades diárias, após a alta.

    O padrão de assistência de enfermagem em oncologia é fundamentado em uma prática segura baseada em evidências científicas, sustentado por protocolos, procedimentos e rotinas assistenciais, bem como treinamentos específicos por áreas, afim de uniformizar as técnicas assistenciais.

  • Farmácia

    A Farmácia do Hospital Sírio-Libanês possui estrutura integrada para fornecer medicamentos de qualidade e proporcionar segurança na utilização dos medicamentos.

    Prezando pela segurança de todos os processos, antes de dar início ao processo de produção na farmácia da oncologia, a prescrição de quimioterapia é analisada criteriosamente por enfermeiros e farmacêuticos clínicos.

    Além disso, os farmacêuticos clínicos acompanham os pacientes, realizando atendimento personalizado para apoiá-los durante o tratamento.

    Para entrar em contato com o farmacêutico da oncologia ligue para +55 (11) 3394 - 5416.

  • Física Médica

    Os físicos que atuam no Hospital Sírio-Libanês, são determinantes para a qualidade do serviço de radioterapia. Acompanham o processo desde a instalação aos ajustes dos equipamentos, além de participarem do cálculo de doses durante o planejamento das aplicações.

    O Centro de Oncologia conta com uma equipe de físicos excepcionais e colabora para a formação de novos profissionais.

  • Hematologia

    O tratamento das neoplasias hematológicas (leucemias, linfomas, mieloma múltiplo, mielodisplasias, mieloproliferações) está em constante evolução. Nos últimos anos testemunhamos o desenvolvimento e a aprovação de novas classes de medicamentos que ampliaram as possibilidades terapêuticas dos pacientes, como os imunomoduladores, inibidores de tirosinoquinase, anticorpos monoclonais, inibidores de proteassoma, além da terapia celular e de novas técnicas de transplante de células-tronco hematopoiéticas.

    O serviço de hematologia é composto por equipe de enfermagem capacitada além de médicos hematologistas especializados, com treinamento em transplante de medula óssea em grandes centros internacionais. Os profissionais se mantêm constantemente atualizados por meio de reuniões científicas, atividades educacionais e participação em congressos nacionais e internacionais.

  • Medicina Bucal / Odontologia

    O Serviço Odontológico do Centro de Oncologia, conta com cirurgiões-dentistas especializados no tratamento de suporte ao paciente com câncer. Os pacientes submetidos a vários tipos de quimioterapia e radioterapia podem apresentar sintomas orais indesejáveis como mucosite (feridas), infecção, secura na boca e perda do paladar. Assim, as eventuais complicações e o desconforto associados ao tratamento podem ser melhorados com a participação do dentista especializado na equipe multidisciplinar, com oferta de melhor qualidade de vida durante e após o tratamento oncológico.

    Além disso, a avaliação odontológica antes do início do transplante de medula óssea, da radioterapia de cabeça e pescoço e de algumas quimioterapias é de fundamental importância na busca de possíveis focos de infecção ou fatores que possam comprometer o tratamento oncológico. Ela também pode ajudar na orientação dos cuidados orais durante o período de tratamento no Centro de Oncologia.

    O Serviço de Odontologia está localizado na unidade Bela Vista e possui infraestrutura completa para a realização dos procedimentos odontológicos, desde profilaxias dentárias até tratamentos reabilitadores que envolvem cirurgias e próteses complexas.

  • Nutrição

    No Centro de Oncologia do Hospital Sírio-Libanês a equipe de nutrição tem um olhar multi, com o objetivo de manter ou recuperar o estado nutricional do paciente, promovendo saúde, bem-estar e qualidade de vida.

    A depender do tipo e localização do tumor, do tratamento proposto e das condições clínicas, são grandes as possibilidades de desnutrição entre os pacientes oncológicos, aumentando os riscos de infecção, complicações, podendo interferir na resposta do paciente ao tratamento proposto. O ganho de peso durante o tratamento também pode ser comum. As evidências científicas demonstram que ambos podem levar a complicações e toxicidades, maiores taxas de recaída e diminuição das taxas de sobrevida. Desta forma, torna-se essencial o acompanhamento do paciente por um nutricionista.

    A equipe é composta por profissionais especializados que oferecem assistência nutricional individualizada, durante a permanência nos boxes ou em consultórios a fim de elaborar as melhores estratégias para a nutrição adequada e bem-estar do paciente.

  • Oncodermatologia e Sarcomas

    O novo Centro de Oncodermatologia e Sarcomas Sírio-Libanês conta com equipes de especialistas em Tumores de Pele e Sarcomas compostas por dermatologistas, oncologistas clínicos, cirurgiões oncológicos e radio-oncologistas trabalhando de forma integrada para oferecer o que há de mais moderno em tratamento para os pacientes acometidos por tumores de pele e sarcomas, focando na agilidade das condutas médicas e resolutividade para cada caso de forma individualizada. Vinculado ao Centro de Oncologia, o Centro de Oncodermatologia e Sarcomas conta ainda com as já estabelecidas equipes multidisciplinares de suporte, além de toda a infraestrutura do Hospital Sírio-Libanês, além de serviços de mapeamento cutâneo e ambulatório de eventos adversos.

    Telefones para agendamento: (11) 3394-0200 / (11) 3394-0252

    WhatsApp: (11) 99253-4928

  • Oncogenética

    A ocorrência em uma mesma família de várias pessoas com câncer, o diagnóstico de tumores malignos em pacientes muito jovens, ou mesmo a ocorrência de multiplos tumores primários em um mesmo indivíduo são indícios de risco hereditário para o câncer. O Serviço de Oncogenética do Hospital Sírio-Libanês realiza o aconselhamento genético a pacientes e famílias que queiram saber se têm risco aumentado para o câncer e elabora condutas personalizadas de acompanhamento.

    Entre 5% e 10% dos casos de câncer são hereditários. Atualmente, já são conhecidos os genes que, quando alterados, elevam o risco de desenvolvimento do câncer de mama, ovário, cólon, melanoma, próstata, bem como uma variedade de tumores raros. Por meio de testes moleculares, é possível identificar alterações genéticas que impliquem no maior risco para o câncer. Isso permite definir estratégias personalizadas de detecção precoce e/ou prevenção para nossos pacientes.

    Além disso, é possível identificar quais familiares podem apresentar a mesma alteração genética (filhos, irmãos, pais etc.). Nestes casos, exames personalizados de rastreamento podem ser indicados. Outro benefício importante na avaliação oncogenética é a definição de um tratamento quimioterápico ou imunoterápico que garanta melhor resposta para as pessoas que tenham alteração em certos genes específicos, a chamada medicina de precisão.

  • Oncogeriatria

    Cerca de 60% dos cânceres são diagnosticados nos indivíduos acima de 70 anos. Diante da alta expectativa de vida desta população, oferecer o tratamento oncológico é uma prática possível e segura. Neste panorama a atenção às peculiaridades no cuidado desta população vem ganhando espaço no cenário mundial com o surgimento da Oncogeriatria.

    Pioneiro neste segmento, o Centro de Oncologia do Hospital Sírio-Libanês oferece aos pacientes acima de 70 anos com diagnóstico de doença oncológica um programa diferenciado e individualizado. O atendimento é composto por uma avaliação Geriátrica Ampla (AGA), que objetiva traçar um perfil funcional, identificar potenciais vulnerabilidades e gerar intervenções que impactam no sucesso do tratamento oncológico. A primeira avaliação médica é gratuita, aos pacientes identificados pelas equipes de enfermagem com o aval do médico oncologista titular. A AGA pode ser realizada no ambiente ambulatorial no núcleo da oncologia ou enfermaria no caso de pacientes internados. As impressões finais são enviadas em um relatório ao médico titular, que definirá a conduta pertinente ao tratamento.

    Além de atividades assistências, o programa contempla atividades didáticas, pesquisa, treinamento das equipes e reuniões multidisciplinares para discussão de casos clínicos.

  • Psicologia

    O adoecimento por câncer é um evento que acarreta abalo psicológico, afetando tanto o paciente quanto familiares e entes queridos que o cercam. Neste processo, é preciso encontrar formas de lidar com as mudanças na rotina, nos papéis sociais e familiares, quebra de expectativas e dos fatores estressores envolvidos no diagnóstico e em toda a trajetória do tratamento.

    A psico-oncologia é a área da Psicologia especializada em compreender como o câncer afeta o paciente e sua família, oferecendo assistência qualificada, com foco no acolhimento e favorecimento do enfrentamento. É um suporte fundamental para que os envolvidos possam encontrar caminhos para integrar essa nova realidade em seu cotidiano cuidando de sintomas emocionais e existenciais que interfiram no tratamento, favorecendo a qualidade de vida.

    No Centro de Oncologia do Sírio-Libanês, isso é feito por uma equipe composta por psicólogos especializadas na área. A assistência aos pacientes e seus familiares pode ser feita em qualquer momento do tratamento. Os atendimentos são individuais e podem ser realizados ambulatorialmente, no box de quimioterapia ou no apartamento, caso o paciente precise de atendimento durante uma internação. O suporte psicológico é oferecido para todos os pacientes em tratamento e seus familiares.

    A primeira consulta é uma cortesia para o paciente, sendo necessário apenas o agendamento no caso de pacientes ambulatoriais por meio da nossa Central de Atendimento +55 (11) 3394-0252. Pacientes internados ou no Centro de Oncologia podem comunicar diretamente a enfermeira responsável pelo seu cuidado.

  • Radioterapia

    A Radioterapia do Hospital Sírio Libanês foi criada em 1971, nosso pioneirismo tecnológico teve início com o primeiro Acelerador Linear com Elétrons da América Latina e ganhou continuidade com:

    • Braquiterapia de Alta Taxa de Dose (HDR) - 1991
    • Radioterapia com Modulação da Intensidade do Feixe (IMRT) - 2000
    • Centro de Treinamento de Braquiterapia de Próstata - 2001
    • PET/CT com planejamento de Radioterapia - 2003
    • Radioterapia Intra-Operatória de mama com Elétrons - 2004
    • Radiocirurgia com moduleaf de 2,5 mm - 2005
    • Radioterapia Guiada por Imagem (IGRT) com cone-beam – 2007
    • Radioterapia Estereotáxica Extracraniana (SBRT) – 2007
    • Tomografia 4D dedicada – 2010
    • Truebeam STX 2.5 em Brasília - 2015
    • Truebeam-Edge acoplados: terceira instituição no mundo, com ferramentas para controle da Radioterapia Intra-fração – 2015

    Estes incrementos viabilizaram o estado atual da mais alta tecnologia do serviço, que permite realizar tratamentos hipofracionados, ultra-hipofracionados e SBRT de vários tumores (pulmão, fígado, pâncreas, próstata). O rigor no controle de qualidade assegurado pela expertise da equipe de Física das Radiações, garante o aproveitamento pleno destas tecnologias. Radio-oncologistas titulares com formação especializada em cada tipo de tumor, formam o pilar para um tratamento altamente personalizado e humanizado do paciente.

  • Tratamentos antineoplásicos

    O Centro de Oncologia do Hospital Sírio Libanês apresenta um amplo espaço para a administração de tratamentos antineoplásicos variados, incluindo quimioterapia, terapia biológica, imunoterapias e terapias tópicas. Os protocolos de tratamento são padronizados por nossos oncologistas de acordo com as melhores evidências científicas disponíveis.

    A preparação e a administração das terapias são feitas por equipe de farmácia e enfermagem dedicadas para a oncologia. O Centro possui, ainda, modernos equipamentos para monitoramento e administração dos medicamentos, o que ocorre sob vigilância constante de toda a equipe.