Diabetes

​​​​​​​​​​​​​​​Lesões ​Ósseas

O que é "pé de Charcot"?

Fraturas e deslocamentos dos ossos dos pés e/ou tornozelo que ocorrem como resultado de pequenos traumatismos caracterizam o que é chamado de "pé de Charcot" ou "articulação de Charcot".

O que causa o "pé de Charcot" ou "articulação de Charcot"?

Esse tipo de lesão ocorre por razões ainda pouco conhecidas. Na maioria das vezes, surge um inchaço inexplicável, podendo ocorrer dor.

A "articulação de Charcot" pode ser vista no raio x?​

Com o passar do tempo, a "articulação de Charcot" pode ser vista no raio x. O inchaço pode se antecipar às alterações do raio ​x por duas semanas até dois meses.

Como é tratada a "articulação de Charcot"?

As "fraturas e deslocamentos de Charcot" são tratados com imobilização com um aparelho gessado ou uma órtese por um longo período de tempo. Muitas vezes, a "articulação de Charcot" é curada sem haver necessidade de cirurgia, mas, em algumas ocasiões, pode requerer tratamento cirúrgico para a remoção de saliências ósseas ou para que articulações sejam realinhadas.

"Articulação de Charcot" é um problema sério?

Sim. Este é um dos problemas mais sérios para o pé das pessoas com diabetes. O "processo de Charcot" pode levar a mudanças dramáticas da forma dos pés. As "articulações de Charcot" ocorrem até mesmo em pés com circulação relativamente boa.​

 


Você está visualizando:

Diabetes

Outros conteúdos disponíveis para esta especialidade: