Cardiologia

​​​​​​​​​​​​Teste Ergoespirométrico ou Teste cardiopulmonar

O teste ergoespirométrico, também chamado de teste cardiopulmonar ou ergoespirometria, trata-se de um exame onde se avalia a capacidade física/ funcional, por meio da análise metabólica durante o esforço.

Atualmente é​ muito popular na área de medicina do esporte por auxiliar na avaliação de atletas amadores e profissionais, excluir doenças que possam colocar em risco sua saúde e fornecer parâmetros que colaboram para a melhora do desempenho esportivo.

Trata-se também de uma importante ferramenta nos hospitais e centros diagnósticos, pois auxilia tanto no diagnóstico quanto no tratamento de problemas cardiovasculares e respiratórios.

Por isso, é parte integrante das avaliações realizadas nos dois programas especializados da Unidade de Cardiologia do Exercício do Hospital Sírio-Libanês: o Programa de Reabilitação e Prevenção Cardiovascular e o Programa de Avaliação do Atleta

Como é feito

O teste ergoespirométrico pode ser realizado em diversos aparelhos (ergômetros), sendo os habituais, a esteira ergométrica e a bicicleta estacionária. Os protocolos de incremento de cargas são determinados de acordo com o perfil e o objetivo de cada indivíduo.

Consiste em um teste ergométrico (ou eletrocardiograma de esforço), complementado pela análise metabólica, utilizando uma máscara facial ou sistema de bucal, com monitorização constante do ritmo cardíaco com eletrocardiograma (ECG), oxímetro de pulso e medidas da pressão arterial.

Quanto tempo dura

O tempo total para realização do teste, incluindo preparo e recuperação, é de aproximadamente 30 a 40 minutos, sendo que o tempo de exercício varia de 8 a 12 minutos, seguindo-se um protocolo individualizado, com incremento progressivo do esforço, sempre acompanhado por um médico especializado, objetivando o cansaço subjetivo máximo.

Indicações

O Teste Ergoespirométrico auxilia no esclarecimento de sintomas como falta de ar, cansaço e fadiga, podendo diferenciar, pela análise de diversas variáveis, os mecanismos responsáveis por eles, sugerindo origem cardíaca, pulmonar ou muscular.

Em pacientes que apresentam doenças do coração, pode auxiliar o médico na avaliação da capacidade funcional e alterações do eletrocardiograma durante o esforço, análises importantes para a conduta terapêutica e indicação de cirurgias.

Na Reabilitação Cardíaca, o exame deve ser realizado no início e término do programa, com objetivo de avaliar o risco do paciente para o exercício, determinar sua capacidade física, limitações cardiovasculares e de servir como ferramenta para a prescrição do exercício.

Na cardiologia do esporte, é utilizado como método de avaliação inicial para a prática de exercícios em indivíduos saudáveis, sobretudo para os que desejam participar de competições.

O teste ergoespirométrico determina os limiares ventilatórios, importante ferramenta para individualizar e otimizar o treinamento, além de detectar doenças cardiovasculares, pulmonares ou musculares que podem limitar a performance do atleta.

O teste ergoespirométrico realizado na Unidade de Cardiologia do Exercício geralmente é indicado por cardiologistas, médicos do esporte e também endocrinologistas.

Diferenciais do teste ergoespirométrico no Hospital Sírio-Libanês:

  • Equipe médica especializada em Cardiologia do exercício;
  • Protocolos individualizados;
  • Qualidade técnica do ​eletrocardiograma durante o esforço;
  • Atenção especial aos limiares ventilatórios.

Teste ergoespirométrico - Unidade de Cardiologia do Exercício
Telefone: +55 (11) 3394-4938
Localização: 1º subsolo do Bloco D
De segunda a sexta-feira, das 7h às 12h.

C​​​onsultor da unidade: Prof. Dr. Carlos Eduardo Negrão

Médicas responsáveis: Dra. Amanda Gonzales Rodrigues e Dra. Patrícia Alves de Oliveira

Informações
Telefone: +55 (11) 3394-4938
Localização: 4º andar do bloco C​

 


Você está visualizando:

Cardiologia

Outros conteúdos disponíveis para esta especialidade: