Cardiologia

Cuide do Seu Coração

Centro de Cardiologia

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​Criado em 2008, o Centro de Cardiologia do Hospital Sírio-Libanês reúne alguns dos profissionais de maior expressão na cardiologia brasileira e está capacitado a oferecer desde os mais simples diagnósticos e tratamentos cardiológicos até o atendimento de situações de maior risco e complexidade.​​​​​​​​​​​​​​

O setor de internação inclui apartamentos equipados com telemetria, que permite a monitoração contínua do ritmo cardíaco, oferecendo maior segurança ao paciente durante a internação.

A moderna Unidade Coronariana, possui acomodações diferenciadas com monitores multiparamétricos, enfermagem especializada e cardiologistas de plantão 24 horas por dia. Assim a Unidade está plenamente capacitada para oferecer o cuidado ideal para pacientes com problemas cardíacos em situação crítica ou de alta complexidade.

A Unidade de Cuidados Intensivos recebe pacientes cardiológicos graves ou em pós-operatório de cirurgia cardíaca, tendo equipamentos e profissionais especialmente treinados para essas situações.

Integra ainda o Centro de Cardiologia, a Unidade Avançada de Insuficiência Cardíaca (UAIC). O Hospital Sírio-Libanês se orgulha de ser um dos poucos hospitais no Brasil a possuir uma unidade especializada no cuidado do paciente com falência cardíaca e que pode necessitar de suporte mecânico (coração artificial) e transplante cardíaco. Além disso, a Unidade se tornou referência para o Ministério da Saúde no treinamento de médicos nessa situação de alta mortalidade.

As áreas de diagnóstico e procedimentos intervencionistas também integram o Centro. Dispondo de equipamentos de última geração e médicos altamente capacitados, essas áreas realizam rotineiramente desde simples eletrocardiogramas até exames de imagem mais sofisticados, como ressonância magnética do coração, angiotomografia e cintilografia, bem como procedimentos invasivos, como cinecoronariografia, com medida de fluxo coronariano e angioplastia com implante de stents.

O Centro de Cardiologia do Hospital Sírio-Libanês é um dos poucos no Brasil equipado para realizar a troca valvar percutânea em pacientes não elegíveis para cirurgia cardíaca.

A Unidade de Cardiologia do Exercício também faz parte do Centro de Cardiologia, oferecendo um programa de prevenção e reabilitação para pacientes em tratamento de problemas cardiovasculares, atletas profissionais ou praticantes de esportes que buscam melhores resultados em suas atividades.

Informações

Telefone: +55 (11) 3394-5001
Email: centrodecardiologia@hsl.org.br
De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Equipe

Gerente Médica do Centro de Cardiologia
  • Dra. Roberta Saretta. CRM (SP): 110.211

Coordenadora das Unidades Críticas Cardiológicas
  • Profa. Dra. Ludhmila Abrahão Hajjar. CRM (SP): 103.034 

Médicos

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​Serviços​

​Cardiologia do Exercício

A prática de exercícios físicos com acom​panh​amento de um profissional especializado é um importante meio de prevenção e controle das cardiopatias. Além de auxiliar no controle da pressão arterial, do colesterol e da glicose sanguínea, a atividade física ajuda a melhorar a força muscular e a resistência aos esforços.

Ciente disso, o Centro de Cardiologia do Hospital Sírio-Libanês criou a Unidade de Cardiologia do Exercício. Esse serviço oferece um programa de prevenção e reabilitação para pacientes em tratamento de problemas cardiovasculares, atletas profissionais ou praticantes de esportes que buscam melhores resultados em suas atividades.

Responsável: Prof. Dr. Carlos Eduardo Negrão

Cirurgia cardíaca

A cirurgia cardíaca está em constante evolução. Com procedimentos cada vez mais seguros, e com resultados comparados aos melhores centros mundiais. O Centro de Cardiologia do Sírio-Libanês trata cardiopatias isquêmicas, valvares, aortopatias e doenças do miocárdio.

Nos últimos anos, os ventrículos artificiais e os transplantes cardíacos tornaram-se uma realidade, e o Sírio-Libanês vem participando ativamente dessa evolução. Os avanços técnicos, aliados aos melhores equipamentos, têm proporcionado um atendimento eficaz. A isso, o Sírio-libanês associa o calor humano para garantir um atendimento único e altamente qualificado.

Responsável: Prof. Dr. Fabio Jatene.

Ecocardiografia
Ecocardiografia

O serviço de ecocardiografia é composto por médicos qualificados que atendem as populações adulta, pediátrica e fetal, realizando exames de imagem do coração com equipamentos de última geração. Isso inclui novas tecnologias, como o ecocardiograma tridimensional, bem como monitorização de procedimentos intraoperatórios e hemodinâmicos.

Por ano, são realizados mais de 20 mil exames de ecocardiograma nas quatro salas destinadas a essa especialidade no Sírio-Libanês. Até 2017, serão abertas duas novas salas, somando seis no total.

Responsável: Dr. José Lázaro de Andrade.

Eletrofisiologia Intervencionista

Unidade de Síncope

  • Avaliação autonômica/tilt-test/reabilitação autonômica

    Avaliação autonômica/tilt-test/reabilitação autonômica

    Procedimentos que possibilitam estabelecer as causas (diagnóstico diferencial) de desmaios (síncopes), que muitas vezes têm origem em falhas de controle da pressão arterial e da frequência cardíaca.

    Para muitos pacientes, a prescrição de exercícios específicos possibilita a reabilitação autonômica (retomada do controle da pressão arterial), um tratamento adjuvante eficiente para portadores de desmaios com essa origem.

Responsável: Dra. Denise Hachul.

Unidade de Estimulação Cardíaca Artificial

  • Avaliação e programação de marca-passos, desfibriladores e ressincronizadores

    Por meio de aparelhos especiais, esses dispositivos são avaliados eletronicamente e programados de acordo com a necessidade do paciente. Esse procedimento é indicado a cada seis meses ou menos para todos os p​acientes portadores de marca-passos, de acordo com o tempo de implante e as condições gerais do gerador do aparelho.

Responsável: Dr. Roberto Costa.  

Unidade de Monitorização Ambulatorial do ECG

  • Holter de 24 horas, holter de 7 dias e loop recorder

    Conta com equipamentos de última geração, com capacidade de monitorizar o ritmo cardíaco por um dia, uma semana ou até um mês, possibilitando mais precisão diagnóstica​ para as palpitações e outros sintomas cardiovasculares intermitentes.

Responsável: Dr. Fabio Sândoli Brito.

Unidade Avançada de Arritmia do Pronto Atendimento

  • Além dos casos de arritmias agudas que requerem atendimento de urgência (como cardioversão ou implante de marca-passos provisórios), pacientes com arritmias persistentes que devem ser​ submetidos a choq​​ue elétrico, mas não necessitam de internação, podem ser atendidos nessa unidade por solicitação de seu médico pesso​al.

Responsável: Dra. Denise Hachul.

Unidade de Cardiologia do Exercício

Responsável: Dr. Carlos Eduardo Negrão

​Unidade de cardiologia intervencionista
Hemodinâmica e cardiologia intervencionista

Hemodinâmica e Eletrofisiologia Intervencionista

Realiza procedimentos intervencionistas minimamente invasivos para diagnóstico de doenças coronarianas e outras enfermidades estruturais cardíacas, tanto em pacientes adultos, quanto em pediátricos. Esse serviço dispõe dos mais modernos recursos associados ao cateterismo cardíaco convencional, como a aferição do fluxo intracoronário durante o próprio exame. Para diagnósticos mais precisos, também são utilizados métodos de imagem, como o ultrassom intracoronário e a tomografia de coerência óptica coronariana.

Esse tipo de tratamento pode ser direcionado às obstruções de artérias do coração, por meio de implante dos stents coronarianos de última geração, à correção da estenose da valva aórtica, por meio de implante, e à correção dos mais diversos defeitos estruturais cardíacos, oferecendo uma opção cada vez mais segura e menos invasiva contra as doenças cardiovasculares.

  • Equipe – Dr. Alexandre Antonio Abizaid, Dr. Expedito Eustaquio Ribeiro e Dr. Marco Antonio Perin

Estudo eletrofisiológico e ablação por radiofrequência

Técnica que, por meio de cateteres e sistemas computadorizados especiais, realiza o mapeamento elétrico do coração, determina a origem e possibilita o tratamento das arritmias cardíacas pela cauterização dos seus focos e modificação dos seus circuitos.

Responsável: Dr. Maurício Scanavacca

Medicina Nuclear em cardiologia
Medicina Nuclear em cardiologia

A Medicina Nuclear em cardiologia usa pequenas quantidades de materiais radioativos (radiofármacos) para o diagnóstico não invasivo de diversas doenças cardíacas. Por meio da imagem obtida pela leitura da concentração desses radiofármacos no coração e outras áreas do corpo, chamada de cintilografia de perfusão miocárdica, é possível avaliar a contração e a distribuição sanguínea do músculo cardíaco e, assim, confirmar ou excluir doenças das artérias coronárias.

Outro estudo que pode ser conduzido na Medicina Nuclear é a avaliação das áreas do coração que continuam viáveis após infarto do miocárdio, usando as imagens de PET/CT cardíaco.

Responsável: Dr. Carlos Alberto Buchpiguel

Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA)

Trata-se de um método de registro da pressão arterial durante a vigília (período em que o paciente está acordado) e o período de sono em intervalos programados de 20 minutos.

As suas principais vantagens são o diagnóstico preciso da hipertensão arterial, pois é um método que avalia a pressão arterial enquanto o indivíduo executa suas atividades habituais, e a avaliação do efeito da medicação anti-hipertensiva durante as 24 horas do dia.

Responsável: Prof. Dr. Décio Mion.

Radiologia e diagnóstico por imagem em cardiologia
Radiologia e diagnóstico por imagem em cardiologia

É um diferencial de qualidade no atendimento ao paciente cardiológico – em especial na urgência. O serviço de Ressonância Magnética Cardiovascular e Tomografia de Artérias Coronárias opera 24 horas por dia, com equipe de especialistas nesses métodos.

O Centro de Cardiologia conta com aparelhos de última geração, como o tomógrafo de 256 canais, dupla energia e, mais importante, com a menor emissão de radiação entre os tomógrafos comerciais.

Responsável: Dr. Francisco Ávila e Dr. José Rodrigues Parga Filho.

Teste ergométrico
Teste ergométrico

Também denominado teste de esforço ou de exercício, é um exame não invasivo de grande utilidade e de baixo risco. Consiste em submeter o paciente a um esforço físico programado e personalizado, com a finalidade de identificar a presença de doenças cardíacas, avaliar a resposta ao tratamento instituído, estimar a capacidade física do indivíduo e orientá-lo quanto à realização de exercícios.

O Serviço de Ergometria conta com uma equipe especializada e equipamentos de última geração. Mais de 13 mil testes ergométric​os são realizados por ano nas três salas destinadas a esse serviço no Sírio-Libanês. At​é 2017, serão cinco salas exclusivas.

Responsável: Dr. Willian Azem Chalela.


Psicologia hospitalar

O serviço de psicologia hospitalar do Centro de Cardiologia do Sírio-Libanês é uma especialidade focada nas questões emocionais de pacientes que estão ou serão submetidos a procedimentos médicos.

Sempre atento à integridade do paciente, o Centro de Cardiologia preocupa-se com a maneira com a qual o paciente se adapta à hospitalização. Isso depende de fatores como a natureza do problema de saúde, a idade do paciente, a presença de apoio emocional e estratégias de enfrentamento do problema.

Dentre os objetivos da atuação do serviço estão a minimização do sofrimento decorrente do processo de hospitalização; a promoção da humanização do atendimento para facilitar a relação equipe/paciente; a preparação dos pacientes para a cirurgia e o auxílio ao paciente e sua família na compreensão do problema e do tratamento.

Responsável: Elaine Hojaij (+55 11 98673-9295) / Maristela de Toledo Luliar​

​​



Você está visualizando:

Página inicial desta especialidade

Cardiologia

Outros conteúdos disponíveis para esta especialidade: