Google cria site sobre cuidados médicos com coronavírus “O novo coronavírus nos coloca numa posição de maior responsabilidade para trafegar informações confiáveis, técnicas e de real relevância para a população, para que possamos contribuir mitigando dúvidas e fazendo os esclarecimentos necessários e não darmos espaço a pânicos muitas vezes iniciados por agentes que veiculam fake news”, comenta o doutor Carlos Eduardo Lodovici Tavolari, diretor de relacionamento com o mercado da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo. Redes sociais a seu favor tanto agora com a pandemia da Covid-19 quanto em diversos momento anteriores, o Hospital Sírio-Libanês tem trabalhado para levar informações de qualidade para os brasileiros por meio de múltiplas plataformas. Segundo Paulo Ishibashi, diretor de relações com o mercado do Hospital Sírio-Libanês, em crises epidemiológicas passadas as redes sociais não tinham o alcance que têm agora. “Vivemos um mundo novo, com informação chegando em segundos por meio de aplicativos como o WhatsApp. Mantemos contato com nossos públicos interagindo por meio das redes sociais, respondendo dúvidas e direcionando para conteúdos proprietários”, reforça. relacionado Ford substitui comerciais por campanha sobre coronavírus O Hospital Alemão Oswaldo Cruz também utiliza os meios digitais para combater as fakes news e estreitar de forma mais rápida o diálogo com seus pacientes. Desde o início da pandemia, a instituição tem usado as redes sociais para orientar, informar e tirar dúvidas da população, visto que, além disso, faz parte de um comitê dedicado ao assunto com alinhamento diário. “Ao longo dos últimos cinco anos, temos intensificado a nossa presença no meio digital. Isso nos motiva a construir conteúdos relevantes e que provoquem uma reflexão sobre a importância de cuidar da sua saúde física e emocional. E, principalmente, orientar que a prevenção é o melhor caminho para o enfrentamento dessa pandemia”, pontua Melina Beatriz Gubser, gerente de comunicação corporativa do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Agora, no começo de março, a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein lançou um conjunto de iniciativas digitais para oferecer informações confiáveis e de qualidade sobre saúde e bem-estar. Entre elas estão: o blog Vida Saudável, que tem atualização diária com temas que estejam em alta, e três podcasts, o Papo Saudável, uma extensão do blog que discute os temas a partir de entrevistas com especialistas do Einstein; o Saúde por Elas, entrevistas com mulheres sobre assuntos de saúde atuais; e o De Especialista para Especialista, conversa entre médicos sobre temas relevantes no exercício da medicina. Segundo Vanessa Amorim, head de marketing e comunicação da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, a instituição está utilizando o FAQ do blog, o site, o app e as redes sociais para atualizar as pessoas sobre o novo coronavírus. “O objetivo é informar e educar as pessoas sobre o que fazer e como agir diante desse cenário de incertezas”, reforça. relacionado Coronavírus: área de eventos começa a sentir impactos O marketing além da pandemia Apesar dos hospitais particulares tomarem medidas específicas para momentos de pandemia, como a da Covid-19, o marketing e a comunicação hospitalar está presente no dia a dia dessas instituições. No caso do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, o marketing hospitalar atua em duas frentes: a comunicação interna, voltada a pacientes, médicos e colaboradore; e a comunicação externa, destinada ao público externo ao hospital, por meio de ações de publicidade, relacionamento com a imprensa e interação com as pessoas nos canais digitais. “Para isso, contamos com vários parceiros, entre eles, uma agência de publicidade, os quais nos apoiam na operação de marketing e comunicação, com os diversos stakeholders”, pontua Melina. Da mesma forma, o Hospital Sírio-Libanês tem várias frentes de trabalho que atuam diariamente interagindo com médicos, pacientes e com a sociedade, em geral, sempre focando em medicina baseada em evidências. “Temos uma agência responsável pelo core da comunicação e outros parceiros específicos que, gerenciados por equipe interna, compõem o time de marketing. Juntos, mantemos nossa comunicação em linha com a missão da instituição”, afirma Paulo. relacionado Paywall: coronavírus faz veículos mudarem estratégias O time de comunicação e marketing da rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, além de divulgar pautas de interesse público, realiza a gestão e posicionamento da marca, faz pesquisas mercadológicas e desenvolve um alinhamento ações que envolvem a marca da companhia, buscando a fidelização dos clientes e a sua melhor experiência. Segundo o doutor Carlos Eduardo, a área de marketing da rede de hospitais tem uma equipe interna que atende a demanda de todos os hospitais da rede. “Temos diversos players que nos apoiam para as efetivas entregas do departamento, entre eles, assessoria de imprensa, agência de publicidade e propaganda, produtoras de vídeo, fornecedores de pesquisa mercadológica e gestão e monitoramento de mídias sociais”, comenta. De acordo com Vanessa, o marketing do Hospital Israelita Albert Einstein é centrado no indivíduo e o planejamento é desenvolvido com base na segmentação e no ciclo de vida do paciente, do médico e da equipe, que demonstram seu comportamento, necessidades e interesses. “Atuamos em pilares de educação sobre saúde e sobre nossos serviços, buscando os melhores canais para falar com cada público, independentemente se é digital ou off-line, uma vez que as pessoas são multicanal”, finaliza. *Crédito da foto no topo: Reprodução Publicidade rede de hospitais são camilo hospital israelita albert einstein Após projeto piloto de nove meses, Magalu deixará de operar setores de eletrodomésticos e eletroeletrônicos de duas lojas da rede de hipermercados Comente “Meio & Mensagem informa que não modera e tampouco apaga comentários, seja no site ou nos perfis de redes sociais. No site, quando o usuário ler a indicação Este comentário foi apagado’ significa que o próprio comentarista deletou o comentário postado. Não faz parte da política de M&M gerenciar comentários, seja para interagir, moderar ou apagar eventuais postagens do leitor. Exceções serão aplicadas a comentários que contenham palavrões e ofensas pessoais. O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.” Publicidade