Vacina
Pneumocócita 23

Destaque Marketing

Onde tomar?

Para que serve?

A vacina pneumocócita 23 previne doenças causadas por 23 tipos de pneumococos. É inativada, portanto, não causa a doença. É uma vacina encontrada em clínicas privadas de vacinação e nos Cries - Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais.

Composição

Tem em sua composição partículas purificadas (polissacarídeos) das cápsulas de 23 tipos de Streptococos pneumoniae (pneumococo), cloreto de sódio, água para injeção e fenol.

Quem deve tomar?

Crianças a partir de 2 anos de idade, adolescentes e adultos que tenham alguma condição de saúde que aumenta o risco para doença pneumocócica (ex: diabetes, doenças cardíacas e respiratórias graves; sem baço ou com o funcionamento comprometido desse órgão; com problemas de imunidade, entre outras condições). Também é recomendada como rotina para pessoas a partir de 60 anos de idade.

Importante! Para crianças, adolescentes e adultos saudáveis esta vacina não é recomendada como rotina.

Qual a quantidade de doses?

Recomenda-se a combinação da VPP23 com a VPC13. Idealmente, deve-se iniciar com a aplicação de vacina pneumocócica conjugada PC10 ou VPC13 e aplicar uma dose da VPP23 seis a doze meses depois da dose da vacina conjugada e outra dose cinco anos após a primeira dose de VPP23. Na maioria das vezes não se recomenda aplicar mais de duas doses de VPP23.

Contraindicação

Pessoas que apresentaram anafilaxia causada por algum componente ou dose anterior da vacina.

Via de aplicação

Intramuscular

Principais vacinas oferecidas